Welcome to Avis

Tipos de carros elétricos e como escolher

BMW iX

Quer fazer a mudança de gasolina e diesel para elétrico?

Trocar o seu carro a gasolina ou gasóleo por um carro elétrico poderá parecer um grande salto, mas a verdade é que cada vez mais governos em todo o mundo estão a definir prazos para acabar com os motores a combustão.

Em toda a União Europeia, a venda de novos carros a gasolina e a gasóleo será proibida até 2035, enquanto que a França anunciou planos para tentar retirar os carros a gasolina e a gasóleo das estradas do país até 2040. No Reino Unido, todos os carros novos vendidos serão elétricos até 2030.

Assim, o futuro é elétrico. Mas que carros elétricos estão disponíveis e como saber qual é a melhor opção para si?

Que tipo de viaturas elétricas existem?

Tem três opções ao escolher um veículo elétrico:

  • Híbrido
  • Híbrido plug-in
  • Elétrico

Qual é a diferença entre um híbrido, um híbrido plug-in e todos os carros elétricos?

Os carros elétricos utilizam diferentes tecnologias, com vários graus de eletrificação. As diferentes variantes vão desde hibridizações elétricas de motores de combustão, em que o motor elétrico não alimenta o carro por si só, híbridos ou híbridos plug-in, até à eletrificação integral em carros totalmente elétricos, que possuem apenas um motor elétrico e uma bateria.

Citroen C4e

Hibridos

O que são carros híbridos?
Os carros híbridos têm um motor a gasolina ou a gasóleo e um motor elétrico. O sistema é muito semelhante ao dos híbridos plug-in, com a diferença de que, neste tipo de carro, a bateria tem uma capacidade reduzida para alimentar o motor elétrico. Existem dois tipos diferentes de carros híbridos.

As rodas de carros híbridos paralelos são propulsionadas pelo motor de combustão, pelo motor elétrico ou uma combinação de ambos. A desaceleração e a utilização dos travões recarregam a bateria.

Os carros híbridos com extensor de autonomia utilizam o motor de combustão para recarregar a bateria do motor elétrico. Em alguns veículos, existem três modos: elétrico, no qual o motor a gasolina carrega a bateria do motor elétrico para alimentar o carro; híbrido, no qual o carro alterna entre o motor a gasolina e o motor elétrico de acordo com as condições; e, por último, o modo do motor, no qual apenas é usado o motor a gasolina.

Hibridos Plug-in (PHEVs)

O que são carros híbridos plug-in?
Estes carros eletrificados têm um motor elétrico e um motor de combustão interna, que pode ser usado para mover o carro ou recarregar a bateria. A bateria, que é maior do que nos carros híbridos, também pode ser carregada através da ligação à rede elétrica. A autonomia elétrica deste tipo de carros elétricos varia de modelo para modelo e vai dos 10 km aos 80 km.

 

Carros Elétricos

O que são carros elétricos?
Trata-se de um carro elétrico puro, uma vez que o motor funciona exclusivamente com energia elétrica. Por outras palavras, este tipo de carros não tem um motor de combustão interna. Os motores deste tipo de carro elétrico obtêm energia das baterias, que são recarregadas através da ligação à rede elétrica.

Como escolher um carro elétrico
Em primeiro lugar, depende do local onde vive e do tipo de condução que tem. Se conduz maioritariamente em meio urbano mas percorre longas distâncias, poderia ser mais vantajoso usar exclusivamente energia elétrica e um carro híbrido ser a melhor opção para si. Para viagens curtas e frequentes, poderá ser melhor um carro elétrico, para poder conduzir na cidade sem emissões e sem ter de ir a estações de carregamento.

Para um baixo consumo de combustível em distâncias mais longas sem necessidade de parar para carregar o veículo, os híbridos plug-in (PHEV) podem ser uma boa opção. A bateria dos PHEV pode ser recarregada num ponto de carregamento doméstico ou através da rede de carregamento pública. Os híbridos plug-in são o meio-termo entre os veículos híbridos e os veículos totalmente elétricos. Uma parte da condução pode ser feita com energia elétrica, mas com o motor de combustão como salvaguarda.

Embora a “ansiedade da autonomia” seja bastante comum nas pessoas que compram um carro elétrico pela primeira vez, há cada vez mais redes de carregamento públicas e a distância que os carros conseguem percorrer com um único carregamento também está a aumentar. Se tiver um lugar de estacionamento à sua porta, poderá utilizar uma unidade de carregamento doméstica para carregar o carro elétrico mais rapidamente com tarifas noturnas mais económicas.