Está a pensar em mudar de um carro a gasolina ou diesel para um veículo elétrico, ou talvez a pensar em alugar um veículo elétrico com a Avis para experimentar antes de comprar? Uma das perguntas mais frequentes dos condutores antes de alugar ou comprar um veículo elétrico é como carregar o meu veículo elétrico e qual a distância que posso percorrer no meu veículo elétrico?
As preocupações com o carregamento e a ansiedade da autonomia estão a diminuir à medida que as redes públicas de carregamento se expandem, as aplicações fiáveis de planeamento de viagens eliminam a preocupação de procurar um ponto de carregamento e as melhorias nas baterias aumentam a distância que um veículo elétrico pode percorrer.
É fundamental ter informações sobre a localização dos pontos de carregamento para planear viagens e ter autonomia suficiente. Antes de alugar, recomendamos que procure antecipadamente o operador de pontos de carregamento de carros elétricos com a rede de carregamento mais densa ao longo do seu percurso e no seu destino.
Em alternativa, também pode procurar rapidamente estações de carregamento com a ajuda de uma aplicação como a Chargemap.
A rede Shell Recharge faz com que seja mais fácil planear a sua viagem num carro de aluguer elétrico, ajudando-o a localizar estações de carregamento públicas próximas e enquanto conduz.
A rede dá-lhe acesso a mais de 500 000 pontos de carregamento públicos por toda a Europa e não só. O mapa mostra a disponibilidade em tempo quase real em cada ponto de carregamento, o preço, o carregador e os tipos de ligação, e as velocidades disponíveis.*
* Os carregadores de 7 kW ou 22 kW demoram cerca de 3 a 4 horas a fazer um carregamento completo e encontram-se, normalmente, em parques de estacionamento, supermercados e centros de lazer. Já os carregadores de 50 kW CC permitem carregar de 0 a 80% em, aproximadamente, 30 minutos, e os carregadores ultrarrápidos de 150 kW, que se encontram em estações Shell, podem fornecer energia até três vezes mais rápido do que isso. Os tempos dependem da marca e do modelo do veículo.
À medida que a tecnologia dos veículos elétricos foi evoluindo, foram produzidos cabos de carregamento sem um conector universal que encaixasse em todos os veículos elétricos. No entanto, o cabo de sete pinos de Tipo 2 tornou-se o padrão europeu e, hoje em dia, todos os carros fabricados na Europa têm este conector.
A maioria dos carros inclui, pelo menos, dois tipos de conectores e é fácil usar adaptadores.
Existem três níveis de velocidade de carregamento para poder gerir os carregamentos do seu veículo elétrico conforme lhe for mais conveniente.
É cada vez mais fácil utilizar a rede de carregamento pública, graças à expansão da rede de estações de carregamento, sobretudo no centro das cidades, para poder recarregar o veículo em viagem.
As estações de carregamento elétricos públicas oferecem a possibilidade de optar por velocidades de carregamento normais ou rápidas. O carregamento público pode ser três a dez vezes mais rápido, dependendo da tomada da estação carregamento e do tipo de carregadores que o veículo usa.
Este tipo de carregamento ocorre num lugar público e com elevados níveis de potência, pelo que requer uma instalação elétrica complexa. Com este sistema, demora entre 5 a 30 minutos a carregar uma bateria a 80%, dependendo do tipo de carregador, do cabo e da capacidade do veículo.
Os tempos de carregamento dependem da capacidade da bateria e da fonte de alimentação. O carregamento com corrente contínua (CC) é o mais rápido, mas não é possível com todos os carros elétricos nem todas as estações de carregamento. O carregamento com corrente alternada (CA) é mais comum. Dependendo da potência de carregamento, carregar um Renault ZOE pode demorar entre 2,5 horas (22 kw) a 4,5 horas (11 kw), por exemplo.
O carregamento em casa com uma tomada de três pinos é o método mais lento de carregar um carro elétrico e pode demorar até 24 horas.
A utilização de uma unidade de carregamento doméstica com wallbox de 7 kw permite carregar totalmente um carro elétrico durante a noite.
Utilizando um carregador rápido numa estação de carregamento pública que ofereça velocidades até 50 kW, é possível carregar um Vauxhall Corsa até 80% em apenas 30 min (Fonte: The AA).
Sabia que existem muitos fatores que influenciam a velocidade de carregamento do carro elétrico? E que os dois mais importantes são a capacidade da bateria e a potência de carga do veículo? Depois de determinar estes dois fatores, o cálculo é muito simples: Capacidade da bateria/Potência de carregamento = tempo de carregamento.
Capacidade da bateria
A bateria determina a quantidade de energia que pode ser armazenada e, portanto, tem uma enorme influência no tempo que demora a carregar.
A capacidade da bateria varia de carro para carro. Por exemplo, o Nissan LEAF tem uma capacidade da bateria de 30 kWh, enquanto que o Tesla Model S tem uma capacidade de 100 kWh.
Para começar a carregar
Quando o veículo estiver carregado