Os tempos de carregamento dependem da capacidade da bateria e da fonte de alimentação. O carregamento com corrente contínua (CC) é o mais rápido, mas não é possível com todos os carros elétricos nem todas as estações de carregamento. O carregamento com corrente alternada (CA) é mais comum. Dependendo da potência de carregamento, carregar um Renault ZOE pode demorar entre 2,5 horas (22 kw) a 4,5 horas (11 kw), por exemplo.
O carregamento em casa com uma tomada de três pinos é o método mais lento de carregar um carro elétrico e pode demorar até 24 horas.
A utilização de uma unidade de carregamento doméstica com wallbox de 7 kw permite carregar totalmente um carro elétrico durante a noite.
Utilizando um carregador rápido numa estação de carregamento pública que ofereça velocidades entre 50 kW e 350 kW, é possível carregar um Vauxhall Corsa até 80% em apenas 30 min (Fonte: The AA).
A autonomia de um carro elétrico depende de vários fatores, incluindo o estilo de condução, a utilização de aquecimento/ar condicionado, a topografia e condições climáticas. No entanto, os carros elétricos na frota de VE da Avis podem percorrer facilmente 150 a 180 milhas (250 a 300 quilómetros).
Se não tiver uma estação de carregamento doméstica, é possível carregar um carro elétrico através de uma tomada normal, se bem que não é recomendado. Além de ser um processo lento, o carregamento prolongado de um carro elétrico através de uma tomada doméstica pode levar ao sobreaquecimento.
Se tiver uma avaria durante o aluguer de um carro elétrico Avis, pode contactar a nossa linha de assistência como habitualmente. O nosso serviço de assistência em viagem é especializado em prestar assistência a carros elétricos. Se for necessário trocar de veículo em caso de avaria, receberá um veículo de substituição.
Para utilizar as estações de carregamento públicas, poderá ser necessário descarregar uma aplicação ou ter um cartão de pagamento para pagar ao fornecedor da estação. Infelizmente, ainda não é possível utilizar um cartão de pagamento de um fornecedor específico em todos os pontos de carregamento. Também será necessário confirmar se a estação de carregamento oferece o tipo de conector certo para o seu carro elétrico.
A nossa dica para tornar o carregamento fácil e simples:
Antes de alugar, descarregue uma aplicação de planeamento de rotas para obter um mapa dos pontos de carregamento durante a viagem e no destino.
A aplicação de mapa de estações de carregamento de carros elétricos Chargemap abrange a maioria das redes de carregamento da Europa e tem um mapa com mais de 500 000 pontos de carregamento. A aplicação inclui um planeador de rotas e permite filtrar por localização e serviços para encontrar as estações de carregamento adequadas para o seu carro elétrico. Com um Passe Chargemap, os condutores podem fazer carregamentos em mais de 300 000 pontos de carregamento compatíveis na Europa.
Com outras aplicações, como a JuicePass da Enel X Italia, pode ver o mapa de estações de carregamento, o tipo de estação, o horário de funcionamento, os custos e ainda reservar um conector. Procure o fornecedor de estações de carregamento com a rede de carregamento mais densa na área para onde vai viajar.
A aplicação Electromaps em Espanha ajuda os condutores a localizar pontos de carregamento, a ativar sessões de carregamento e a fazer pagamentos através da opção de pagamento universal contactless, Electropass.
Não se esqueça que alguns locais, como autoestradas, estações de serviço, hotéis e supermercados, oferecerem estações de carregamento para carros elétricos gratuitos.
A maioria dos fornecedores de estações de carregamentos de carros elétricos oferece uma aplicação que pode descarregar gratuitamente. Depois de se registar na aplicação e introduzir os dados do seu cartão de pagamento, será diretamente reencaminhado para a estação de carregamento mais próxima. O processo de pagamento é realizado diretamente através da aplicação. Alguns fornecedores de estações de carregamentos de carros elétricos oferecem um cartão de carregamento que demora apenas alguns dias a chegar depois de efetuar o registo.
Quando passa de conduzir um carro a gasolina ou gasóleo para um carro elétrico, há alguns aspetos a considerar que o podem surpreender, mas aos quais se irá habituar rapidamente.
Assim que tira o pé do pedal do travão, o veículo começa a andar.
Ao estacionar o veículo, não se esqueça de premir o botão start-stop. Esta é a única forma de ativar automaticamente o travão de mão.
Regra geral, a bateria está instalada na parte inferior do veículo. Portanto, é necessário ter cuidado para evitar causar danos à estrutura inferior do carro.
Preste especial atenção ao que o rodeia durante a condução. Os carros elétricos são mais silenciosos do que os motores a gasolina ou a gasóleo e por isso os outros utilizadores da estrada, peões, ciclistas e cavaleiros não conseguem ouvi-los tão bem.
Se comprar uma unidade de carregamento doméstica, terá de optar entre cabos ligados à unidade ou cabos amovíveis que podem ser armazenados separadamente. Se escolher uma unidade com cabos integrados, terá de os desenrolar sempre que utilizar a unidade. Os cabos amovíveis conferem um aspeto mais elegante à unidade e podem ser guardados separadamente.
Sim, é seguro carregar um carro elétrico quando está a chover, uma vez que os sistemas de carregamento são resistentes à água. Os cabos elétricos e os carregadores são resistentes às intempéries.
As condições climáticas podem afetar a velocidade de carregamento. Com tempo mais frio, a bateria pode ter de aquecer antes de poder carregar à velocidade ideal.
Carregar um carro elétrico numa estação de carregamento pública não deve constituir um risco. Em casa, o cabo deve estar bloqueado na tomada de carregamento do veículo para o tornar mais difícil de retirar.
Todas as unidades de carregamento domésticas possuem caraterísticas de segurança para evitar que a sua eletricidade seja roubada e que alguém a possa usar para carregar o seu carro elétrico. Estas caraterísticas incluem a opção de definir a hora em que o carregamento tem lugar – o ladrão teria de saber para que horas a unidade foi programada para ligar e desligar – e bloqueio eletrónico para maior tranquilidade.
As baterias dos carros elétricos carregam à velocidade ideal num estado de carga (SoS) entre 20% e 80%. Isto deve-se à proteção integrada da bateria do carro. A velocidade de carregamento diminui quando o veículo atinge 80% da carga ou quando a carga é inferior a 20%.