AVIS e o Campeonato Campeonato Mundial de Endurance da FIA - WEC 2024

A Avis leva-o mais perto da ação no WEC e nas 24 Horas de Le Mans

Circuito Paul Ricard em Le Castellet

O que é a competição motorizada de endurance e como é realizada?

Ao contrário da F1, estas são provas de endurance que se realizam em diferentes distâncias e com diferentes durações, desde os 1812 km no tempo mais rápido (Catar) até à maior distância em seis horas nas pistas de Imola e Spa-Francorchamps, e às 24 horas em Le Mans. Equipas de três pilotos competem num único veículo, totalizando mais de 30 carros de equipa à partida de cada prova.

Cada condutor e a equipa que o apoia trabalham em conjunto para manter o foco, a velocidade e o desempenho em longas distâncias e períodos de tempo. Tal como acontece com a nossa operação global de aluguer de veículos da Avis, as mudanças suaves e eficientes de condutor e a procura da excelência são fundamentais para o sucesso.

Cada prova individualmente e a temporada como um todo exigem uma estratégia global. As equipas têm de ter flexibilidade para se adaptar aos desafios que cada prova apresenta aos seus carros de competição na pista e nas boxes. Tal como com a condução em estrada, as diferentes condições meteorológicas, as temperaturas variáveis e as condições do piso fazem parte das considerações de segurança das equipas.

Imagem do WEC

Que tipo de carros disputam a competição de endurance da FIA WEC?

Aumentando o desafio do FIA WEC, em 2024, duas categorias diferentes de carros competem no mesmo circuito ao mesmo tempo, Hypercar e a totalmente nova categoria LMGT3. Esta última substitui a classe LMGTE para condutores amadores que tenham estado na rede WEC desde a temporada inaugural da série em 2012.

A categoria de protótipos (Hypercar) destinam-se aos fabricantes que procuram testar os seus desenvolvimentos e as suas inovações mais recentes. O design destes protótipos que são simultaneamente carros de competição foca-se nas inovações tecnológicas e não na semelhança com o carro de estrada.

A categoria LMGT3 é constituída por carros de competição com aspeto de carros desportivos e que podem ser conduzidos em estrada. 

A presença de várias categorias nas provas implica que as ultrapassagens são para os protótipos. Os carros mais lentos devem manter a sua trajetória para permitir a ultrapassagem dos carros mais rápidos. 

Lilou Wadoux

As mulheres no desporto motorizado

Na Avis, continuamos a celebrar a missão do FIA WEC de aumentar a presença feminina ao volante no desporto motorizado em sintonia com a nossa compreensão da importância de promover a excelência através do trabalho de equipa e da inclusão. Em 2023, o trio Iron Dames de Sarah Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting finalmente marcaram a primeira vitória na corrida WEC totalmente feminina no final da temporada de 2023 da FIA, as 8 Horas do Barém, realizadas em novembro.

Desde 2019, onze mulheres estiveram presentes na partida das 24 Horas de Le Mans: Sarah Bovy, Tatiana Calderon, Sophia Floersch, Rahel Frey, Michelle Gatting, Manuela Gostner, Beitske Visser e Lilou Wadoux (na imagem). Coletivamente, terminaram nos primeiros 10 lugares da classificação várias vezes.

Neste vídeo, três pilotos femininos de corridas de endurance falam-nos como estão a viver o seu sonho de trabalhar no mundo do desporto motorizado. Navegue até esta página para conhecer os 10 principais pilotos femininos de automóveis de corrida e veja este artigo para obter dicas sobre como entrar numa carreira no desporto motorizado. 

As mulheres desempenharam outras funções fundamentais em Le Mans, trabalhando como engenheiras, comissárias, jornalistas e repórteres. A piloto britânica Leena Gade tornou-se a primeira engenheira a vencer a corrida, com a Audi.

Autocarro shuttle Avis em Le Mans, 2023

Os membros Avis Preferred podem usufruir dos seguintes benefícios

… quanto mais alugueres fizer, mais regalias receberá.

  • Habilite-se a ganhar bilhetes para o Campeonato Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Os membros Avis Preferred podem habilitar-se a ganhar dois bilhetes (estacionamento incluído) para as corridas. Para participar, basta-lhe facultar o seu número de membro.
  • Obtenha upgrades gratuitos e descontos exclusivos
  • Serviço prioritário em cada aluguer – Evite esperas desnecessárias com documentos pré-preenchidos e balcões exclusivos Avis Preferred
  • A aplicação Avis – Tenha a experiência completa da aplicação Avis, incluindo realizar alterações e upgrades do seu aluguer a caminho de uma estação de aluguer e a possibilidade de escolher a marca e o modelo exatos do veículo que pretende.
Grelha de partida de Le Mans

A temporada de 2024

A temporada de 2024 conta com 14 fabricantes globais, incluindo Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota, a competir em alguns dos principais circuitos do mundo. As emocionantes corridas do campeonato duram de seis a 24 horas.

Onde quer que escolha seguir o principal campeonato mundial de carros desportivos de endurance, a Avis aproxima-o da ação. Quer esteja a viajar para a pista antes do dia da corrida através das nossas estações de aluguer convenientes em cidades, estações ou aeroportos, ou a fazer o check-in através dos nossos canais sociais, vamos mantê-lo a par do calendário completo, conteúdo exclusivo, atualizações da pista e como chegar ao WEC.

Reservar com a Avis é a fórmula vencedora para os fãs que planeiam uma viagem por estrada até aos destinos das corridas FIA WEC. A frota moderna da Avis tem algo para todos, desde carros premium e carrinhas para grupos maiores a modelos mais pequenos e com baixo consumo de combustível, bem como veículos híbridos e elétricos.

Quando e onde é disputado o FIA WEC deste ano?

As oito grandes corridas de 2024 serão disputadas em:

  • Doha (Qatar) - 2 March
  • Imola (Italy) – 21 April
  • Spa-Francorchamps (Belgium) – 11 May
  • Le Mans (France) – 15-16 June
  • Sao Paulo (Brazil) – 14 July
  • Lone Star Le Mans, Austin, Texas (USA) – 1 September
  • Fuji (Japan) – 15 September
  • Bahrain (Bahrain) – 2 November

As 24 Horas de Le Mans de 2024

Quando são disputadas as 24 Horas de Le Mans de 2024?
Este ano, a prova de Le Mans será disputada de sábado, dia 15, a domingo, dia 16 de junho de 2024, com partida às 16:00 (CET).

Onde se situa o circuito das 24 Horas de Le Mans de 2024?
A prova de Le Mans é disputada no Circuito de la Sarthe, na cidade de Le Mans, a cerca de 80 quilómetros a norte de Tours e a sul de Alencon.

Sabia que...? Em provas do Campeonato Mundial de Endurance, como as 24 Horas de Le Mans, têm sido realizados muitos testes em áreas como a segurança, travagem e consumo de combustível que, posteriormente, se tornaram norma nos automóveis que todos conduzimos.

Imagem do WEC

Quem vai participar no FIA WEC em 2024?

As inscrições para a temporada do FIA WEC 2024 incluem 37 participantes de 8 países na temporada completa. Há um número recorde de equipas a competir nas categorias Hypercar (19) e LMGTE (18). Veja as últimas notícias sobre o FIA WEC 2024.

Entre os nomes famosos estão o antigo Campeão Mundial de F1, Jenson Button da Grã-Bretanha, que conduzirá para a Porsche, Mick Schumacher para a Alpine e o sete vezes Campeão Mundial de MotoGP, Valentino Rossi, que conduzirá para a BMW na nova categoria LMGT3. Haverá também uma equipa totalmente feminina Iron Dames na categoria LMGT3.  

WEC

Competir rumo a um futuro mais ecológico

O derradeiro objetivo das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance da FIA é cumprir os requisitos de transporte de amanhã. Sendo pioneira e desenvolvendo novas tecnologias que levarão a um mundo mais verde para as gerações futuras.

O WEC é o primeiro campeonato de elite na competição motorizada a utilizar combustível 100% renovável. Na Avis, partilhamos a visão do WEC para um futuro com transportes sustentáveis. A nossa frota moderna inclui carros com baixo consumo de combustível, totalmente elétricos e híbridos.